Notícias

 

 

Workshop: introdução à navegação na Internet com leitor de ecrã

Atualizado em 30/11/2023

Utiliza um leitor de ecrã, mas anda sempre a pé na internet? Dá apoio a pessoas cegas ou é programador e gostava de perceber como utilizar um leitor de ecrã? Então continue a ler e inscreva-se!

Na próxima terça-feira vai poder descobrir o que é ou como ativar o leitor de ecrã e como navegar na Internet utilizando teclas de navegação rápida. Afinal o teclado não tem apenas a tecla Tab e as setas!

Vamos aprender a ativar o leitor de ecrã nativo do Windows: Narrador, rever as teclas de ajuda básicas do leitor de ecrã gratuito NVDA e descobrir como surfar na Internet com mais agilidade.

Se precisar de instalar o NVDA pode fazê-lo descarregá-lo aqui.

Data: 5 de Dezembro de 2023;;

Horário: 10:30 – 12:30;

Plataforma de acesso: Google Meet com possibilidade de participar através de telefone;

Formador: Norberto Sousa.

Condições de participação


Os Workshops são gratuitos para pessoas com deficiência visual e suas famílias (pais, filhos ou irmãos) e associados. Têm um custo de €20,00 para não associados. Caso se aplique pagamento, terá de realizar transferência para o NIB: 003600399910030245208, e enviar comprovativo de pagamento para o E-mail abaixo até às 14 horas do dia anterior ao início da atividade.

As ações online desenvolvem-se através da plataforma Google Meet, pelo que necessita de ter conta Gmail.

Inscrição


Para inscrever-se na atividade envie E-mail para: comunicacao@apec.org.pt com o nome da atividade e os seguintes dados:

  1. Nome completo e número de associado, se aplicável;
  2. Data de nascimento;
  3. Contacto telefónico;
  4. E-mail;
  5. Morada;
  6. Caso não seja beneficiário dos nossos serviços deverá juntar comprovativo do grau e tipo da deficiência (Atestado médico de incapacidade multiusos ou relatório médico de oftalmologia);
  7. Confirme que autoriza o tratamento destes dados por parte da Associação Promotora do Ensino dos Cegos;
  8. Partilhe como teve conhecimento desta atividade.

Caso necessite de mais informações ou se pretender inscrever-se noutras atividades da APEC contacte-nos através do mesmo E-mail, do telefone 21 388 78 33 ou dirija-se às nossas instalações na rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa.


Férias APEC - INATEL – Graciosa, Ilha dos Moinhos e dos Vulcões - 10 a 15 de maio de 2024

Atualizado em 26/11/2023

Prezado Associado, Beneficiário e Amigo. A Associação Promotora do Ensino dos Cegos vai organizar em parceria com a Fundação INATEL, férias acessíveis para pessoas com deficiência visual de 10 a 15 de maio de 2024 na ilha Graciosa nos Açores, com o objetivo de proporcionar a todos um período de descanso relaxante e inclusivo no INATEL GRACIOSA, ILHA DOS MOINHOS E DOS VULCÕES, sendo as condições de participação no mesmo apresentadas abaixo, assim como, o programa de atividades.

Convidamos todos a inscreverem-se e virem connosco para um momento de lazer e pausa do quotidiano! Garanta já a sua vaga!

GRACIOSA, ILHA DOS MOINHOS E DOS VULCÕES – 10 a 15 de maio de 2024

A Graciosa é a ilha mais a norte das cinco que compõe o Grupo Central, com uma superfície de 61 Km quadrados, a Graciosa é a segunda ilha mais pequena de todo o arquipélago e está classificada como Reserva da Biosfera pela UNESCO, uma vez que, devido às suas características naturais únicas, é um “monumento” natural para a conservação da biodiversidade. Apresenta um clima menos húmido que a maioria das outras ilhas, pelo facto de ser menos montanhosa. A paisagem é predominantemente rural, sendo os moinhos de vendo um dos ex-libris da ilha. A parte oriental é dominada por um relevo vulcânico com 405 metros de altitude e uma grande caldeira em cujo centro existe a impressionante Furna do Enxofre. Do património construído, além do centro histórico da Vila de Santa Cruz da Graciosa e do centro urbano da Vila da Praia, destaca-se ainda a designada arquitetura da água, resultado da necessidade de captar e armazenar água para fazer face às épocas mais secas.

Partida: AEROPORTO DE LISBOA

1º Dia -10/05 – sexta-feira: LISBOA|GRACIOSA

Embarque no aeroporto de Lisboa em voo com escala na Terceira, com destino à Graciosa. Desembarque com assistência no aeroporto das Lages, na Graciosa. Transporte para o INATEL Graciosa Hotel 4*. Jantar e alojamento;

2º Dia – 11/05 – SÁBADO: GRACIOSA | TRILHO DA CALDEIRINHA – GUADALUPE

Nesta manhã, vamos fazer uma caminhada no trilho da Caldeirinha. Rumamos de autocarro em direção à Serra Branca, elevação de origem vulcânica, que se constitui num conjunto de estruturas vulcânicas em torno de um alinhamento paralelo ao eixo do Rifte da Terceira. Estas estruturas são em grande parte constituídas por espessos depósitos de traquitos, rocha de cor esbranquiçada que dá nome à Serra e à própria ilha, conhecida como ilha Branca. Aqui, neste trilho inserido no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa, localiza-se a maior área florestal da ilha. É uma oportunidade única para aprender e perceber aromas e sensações da fauna da Graciosa.

Vamos tocar e cheirar plantas autóctones e únicas, algumas delas a versão selvagem de plantas que utilizamos todos os dias na nossa culinária. Durante o percurso, os nossos sentidos serão inundados pelo silvo do vento na copa das árvores, o canto das diversas aves que povoam a floresta ou a música dos badalos dos animais que pastam em redor da caldeira. O cheiro a feno tenro e os aromas das flores acabadas de brotar denunciarão que estamos em plena Primavera, a estação do renascimento. Passamos pelo complexo de água das almas, que testemunha os esforços da população no combate à escassez de água na ilha. O passeio termina em Guadalupe, para visita à Casa Museu João Tomáz Bettencourt, comerciante que em meados do sec. XIX inaugurou aquela que foi a casa comercial mais importante da ilha, durante várias décadas. Através das histórias contadas por Maria José Quadros e dos objetos recolhidos há mais de 25 anos, ficamos a conhecer o quotidiano de quem viveu na ilha até à década de 80, do século passado. Regresso ao hotel para almoço. Tarde livre. Jantar, seguido de momento musical etnográfico. Alojamento no INATEL Graciosa Hotel;

3º Dia – 12/05 – DOMINGO: GRACIOSA | FURNA DO ENXOFRE – SANTA CRUZ DA GRACIOSA

Pela manhã, saímos em direção ao Centro de Visitantes da Furna do Enxofre, localizado no Monumento Natural da Caldeira da Graciosa. A Caldeira é uma depressão de colapso de forma elíptica que está implantada no topo do vulcão da Caldeira, o qual ocupa a zona Sudeste da ilha. A depressão formou-se há cerca de 12.000 anos e no seu interior existem dois pequenos cones, uma zona pantanosa e uma imponente cavidade vulcânica, a Furna do Enxofre. Ao descermos a escadaria de 183 degraus, sentimos que caminhamos para o “interior” da terra, pelas alterações na temperatura do ar, agora mais frio e mais húmido. Conseguimos ainda detectar o aroma da fauna que reveste as rochas, como musgos e outras plantas adaptadas à humidade e pouca luminosidade. À medida que nos aproximamos, percebemos que os cheiros dos gases libertados pela fumarola aumentam de intensidade e que as nossas conversas nos são devolvidas pelo eco produzido pelas ondas sonoras que ressoam nas paredes da caverna. De facto, estamos em presença da maior abóbada vulcânica da Europa, uma caverna imponente de 194 metros de comprimento e 50 metros de altura, na sua parte central. Na zona mais profunda, a Furna apresenta ainda uma lagoa com cerca de 11 metros de profundidade, bem como um campo fumarólico constituído por uma fumarola com água lamacenta e por emanações gasosas secas do solo. Almoço piquenique no Parque Florestal da Caldeira. À tarde, continuamos em direção a Santa Cruz da Graciosa, a “capital” da ilha, Passeio pela ampla Praça Central, onde se percebe pelas vozes entrecortadas com os sons do tilintar de loiças e máquinas de café que a população aprecia o seu tempo de esplanada à sombra das Araucárias que albergam várias espécies de aves, em que a pluralidade de cantos e harmonias não nos deixam esquecer que nos encontramos na Primavera. As ruelas são de pavimento empedrado e estão envolvidas por casas típicas, caiadas de branco e com remates cinzentos. Aqui, existem dois tanques de água, anteriormente utilizados no armazenamento de água doce, uma vez que a Graciosa sofria de carência deste líquido precioso. Visita do reservatório do atalho, que testemunha o engenho da população na procura se soluções para esta necessidade. Foi inaugurado em 1866 e podia armazenar 1.800m3 de água, que chegava desde a Serra das Fontes ou caía da chuva, pelos orifícios no teto. No interior do reservatório o eco ressoa pela ampla sala subterrânea, uma acústica em ricochete nas paredes arredondadas e pelas arcadas em pedra de cantaria. No chão, pequenas poças aqui e ali recordam que este espaço foi outrora cofre da água-tesouro. Regresso ao hotel. Jantar e alojamento;

4º Dia – 13/05 – SEGUNDA-FEIRA: GRACIOSA | S. MATEUS – VILA DA PRAIA

Neste dia, vamos até S. Mateus, vila que se localiza na costa este da Graciosa, é também conhecida como Vila da Praia, já que é a única praia de areia da ilha. De fortes tradições rurais e piscatórias é hoje também local de lazer e zona balnear de eleição dos Graciosenses. O porto marítimo e a fertilidade dos solos permitiram a sustentabilidade e a fixação da população, desde os primeiros tempos da povoação, sendo testemunhos o bonito centro histórico, onde se destaca, entre outros a Igreja Matriz do sec. XV, que no sec. XIX recebeu uma nova frontaria de estilo neoclássico, caso raro nos Açores, por ter o campanário incluído no frontão principal, à semelhança das igrejas venezianas. No interior do templo existem várias obras de arte do século XVI, destacando-se a presença de um valioso órgão de tubos de armário, que data de 1793. O órgão encontra-se colocado no Coro Alto, sendo mestre construtor António Xavier Machado e Cerveira. Em 1989 foi sujeito a restauro e manutenção pelas oficinas de Manuel Dinarte Machado. Vamos ter oportunidade de ouvir a história deste instrumento singular, bem como assistir a uma demonstração musical do mesmo, que nos vai levar para uma dimensão metafísica da existência. Haverá ainda oportunidade de contactar sensorialmente com a decoração barroca da talha que adorna os altares da Igreja Matriz de São Mateus, nomeadamente as colunas salomónicas e outros elementos típicos do barroco. Breve passeio pela praia onde a convergência com a natureza pode ser sentida no ritmo cadente das ondas que morrem na areia, nos sons das aves marinhas e na temperatura da areia negra sob os pés descalços. Terminamos com uma degustação das famosas queijadas da Graciosa. Regresso ao hotel para almoço. Tarde livre. Jantar e alojamento;

5º Dia – 14/05 – TERÇA-FEIRA: GRACIOSA | TERMAS DO CARAPACHO

Após o pequeno-almoço, partimos em autocarro para as Termas do Carapacho, para manhã de bem-estar e relaxamento. As Termas surgiram em 1750, sendo que durante os séculos XVIII e XIX as suas águas quentes ficaram conhecidas pela capacidade de proporcionar aos visitantes um momento de cura, sossego e paz. Estas águas medicinais, atingem temperaturas de 35-40 graus de temperatura e são indicadas especialmente para a prevenção e tratamento de patologias do foro reumatológico. Aqui, teremos a possibilidade de usufruir de um tratamento para relaxar, fortalecer os músculos e a mobilidade, quer através de banhos na piscina interior ou fazendo hidromassagem com a água termal. Já no espaço exterior das Termas do Carapacho é possível tomar um delicioso banho em piscinas naturais com uma vista incrível da paisagem ao redor. Regresso ao hotel para almoço. Tarde livre. Jantar e alojamento;

6º Dia – 15/05 – QUARTA-FEIRA: GRACIOSA

De manhã, antes de nos despedirmos da Graciosa, vamos até uma quinta muito especial para apreciar o modo de vida dos adoráveis burros anões, uma raça autóctone desta ilha açoriana e que foi recuperada graças a um cidadão italiano que adoptou a Graciosa como lar e protegeu estes afáveis animais. Com pouco mais de um metro de altura, a pelagem destes simpáticos animais é parda e ruça e a maioria tem a marca da lista crucial. Este acesso não se encontra incluído e só pode ser pago localmente – informe-se com a guia INATEL. Após o almoço no hotel, saída para o aeroporto.

Assistência nas formalidades de embarque e partida em voo com escala na Terceira, em direção a Lisboa.

Inclui:

Não inclui:

Valor por pessoa:

Mínimo: 25 participantes e Máximo: 30 participantes + 5 voluntários

CONDIÇÕES GERAIS DE PAGAMENTO:

O pagamento pode ser feito em seis tranches:

do seguinte modo:

Nota: As viagens até ao aeroporto de Lisboa e do aeroporto para as suas residências não estão incluídas no preço mencionado.

PRAZO EM QUE TERMINAM AS INSCRIÇÕES: 31 de março de 2023.

ACOMPANHAMENTO: 5 Voluntários.

Cancelamentos: salvo o que respeita às passagens aéreas, as desistências, desde que sejam comunicadas com mais de 46 dias de antecedência não terão custos de cancelamento. Restantes cancelamentos serão avaliados caso a caso pelo INATEL.

A SATA informa - "Para a aceitação de cães de assistência o passageiro deverá:"

Se desejar mais informações por favor telefone para a Associação - 213887833 ou ou envie e-mail para comunicacao@apec.org.pt.

Cumprimentos.

A Direção


Workshop: Funcionalidades da vista padrão do Gmail (3.ªedição)

Atualizado em 01/11/2023

A google vai descontinuar a vista simples do Gmail e não faz ideia como funciona a vista padrão com leitor de ecrã? Então venha descobrir!

Na próxima terça-feira, é dia de saltar fora da caixa e ir para além dos gestos básicos de navegação e descobrir como tornar mais eficiente a interação com o dispositivo Android. É dia de descobrir os toques múltiplos e os comandos por voz do Talkback para fazer ações rápidas e repetitivas. Inscreva-se e comece a abrir a caixa!

Data: 07 de Novembro de 2023;

Horário: 10:30 – 12:30;

Plataforma de acesso: Google Meet;

Formador: Norberto Sousa.

Condições de participação


Os Workshops são gratuitos para pessoas com deficiência visual e suas famílias (pais, filhos ou irmãos) e associados. Têm um custo de €20,00 para não associados. Caso se aplique pagamento, terá de realizar transferência para o NIB: 003600399910030245208, e enviar comprovativo de pagamento para o E-mail abaixo até às 14 horas do dia anterior ao início da atividade.

As ações online desenvolvem-se através da plataforma Google Meet, pelo que necessita de ter conta Gmail.

Inscrição


Para inscrever-se na atividade envie E-mail para: comunicacao@apec.org.pt com o nome da atividade e os seguintes dados:

  1. Nome completo e número de associado, se aplicável;
  2. Data de nascimento;
  3. Contacto telefónico;
  4. E-mail;
  5. Morada;
  6. Caso não seja beneficiário dos nossos serviços deverá juntar comprovativo do grau e tipo da deficiência (Atestado médico de incapacidade multiusos ou relatório médico de oftalmologia);
  7. Confirme que autoriza o tratamento destes dados por parte da Associação Promotora do Ensino dos Cegos;
  8. Partilhe como teve conhecimento desta atividade.

Caso necessite de mais informações ou se pretender inscrever-se noutras atividades da APEC contacte-nos através do mesmo E-mail, do telefone 21 388 78 33 ou dirija-se às nossas instalações na rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa.


Programa Bairro Feliz do Pingo Doce

Atualizado em 20/10/2023

O Bairro Feliz do Pingo Doce dá vida a causas locais que fazem diferença nas nossas comunidades e, este ano, a Associação Promotora do Ensino dos Cegos é uma das finalistas da 3ª edição.

Para conseguirmos realizar a nossa ideia e contribuir para a comunidade, precisamos da sua ajuda e votação na loja da Rua Francisco Metrass.

O Programa Bairro Feliz é uma iniciativa Pingo Doce que ajuda os nossos bairros a serem ainda mais felizes!

A nossa causa MOBILIDADE PARA TODOS precisa da sua votação para ser concretizada. Pretendemos com este apoio melhorar a qualidade de vida de pessoas cegas ou com baixa visão, atribuindo-lhes bengalas com o objetivo de facilitar a sua locomoção com maior independência, autonomia, autoconfiança e liberdade.

Por isso, quando fizer as suas compras no Pingo Doce, vai receber uma moeda Bairro Feliz e, para nos ajudar só tem de colocá-la no mealheiro da nossa causa.

Poderá votar de 10 de outubro a 25 de novembro.

Um gesto seu pode fazer toda a diferença. Pode saber mais sobre esta iniciativa em pingodoce.pt.

Feliz é o bairro onde os vizinhos se juntam com boas causas!


Vote Causa A!


O que está reservado para si no último trimestre de 2023 na APEC?

Atualizado em 03/10/2023

Além de continuarmos a disponibilizar os apoios à medida a pessoas com deficiência visual em Tecnologias de Informação e Comunicação, Orientação e Mobilidade, Atividades da Vida Diária, Braille e Psicologia, vamos introduzir novas ações de formação de curta duração de TIC, retomar os Workshops temáticos já no dia 7 de novembro, e prosseguir com a atividade Sala Aberta através da linha Ponto de Encontro.

Consulte as informações e condições de participação nas atividades e inscreva-se já!


Atividades e ações de formação:


Workshop temático:


Sala aberta – esclarecimento de dúvidas de TIC:


Digitalização e correção de textos com Abbyy FineReader e Microsoft Word com NVDA:


Desenvolvimento de páginas em HTML com NVDA – introdução:


iPhone com Leitor de ecrã – introdução:


Windows com NVDA – introdução:


Digitação com NVDA:


Internet com NVDA – introdução:


Lógica de programação com NVDA – introdução:


Fotografia e filmagem em Smartphone com leitor de ecrã:


Microsoft PowerPoint 365 com NVDA:


Plataformas de comunicação com NVDA (Microsoft Teams, Google Meet, Zoom, WhatsApp e Telegram desktop):


Condições de participação:


As atividades/ações de formação são gratuitas para pessoas com deficiência visual e suas famílias (pais, filhos ou irmãos). Os workshops têm um custo de €10,00 para associados sem deficiência visual e de €20,00 para não associados. Caso se aplique pagamento, terá de realizar transferência para o NIB: 003600399910030245208, e enviar comprovativo de pagamento para o E-mail abaixo até às 14 horas do dia anterior ao início da atividade.

As ações online desenvolvem-se através da plataforma Google Meet, pelo que necessita de ter conta Gmail;

Critérios de seleção: ordem de inscrição; candidatos que não tenham frequentado ações de formação na APEC.


Inscrição:


Para inscrever-se numa ação envie e-mail para comunicacao.apec@apec.org.pt com o nome da ação e os seguintes dados:


Caso necessite de mais informações ou se pretender inscrever-se noutras atividades da APEC contacte-nos através do 21 388 78 33 ou dirija-se às nossas instalações na rua Francisco Metrass 95, 1350-141 Lisboa.

A Direção

APEC - Há 135 anos na defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual.


Novas Valências

Atualizado em 06/09/2023

A Direção da Associação vem informar todos os interessados, que a partir de 1 de outubro de 2023, vai implementar as seguintes valências:

  1. Introdução à Lógica de Programação;
  2. Internet básica: Navegadores Edge, Firefox, Chrome, E-mail, Microsoft Teams, Google Meet, WhatsApp Desktop e Unigram;
  3. Introdução ao Desenvolvimento de páginas web em HTML;
  4. Digitalização e correção de Textos pelo Abbyy Finereader;
  5. Curso de fotografia e filmagem;
  6. Curso de Microsoft PowerPoint;
  7. Aconselhamento de produtos de apoio;
  8. Ensino e treino da assinatura a pessoas cegas e com baixa visão.

Estas novas valências vem acrescentar aos apoios que neste momento já são ministrados na nossa Associação.

  1. Apoio Psicológico disponibilizado a beneficiários e seus familiares;
  2. Apoio ao nível da orientação vocacional e profissional para promoção da empregabilidade;
  3. Apoio nas Tecnologias de Informação e Comunicação (Informática, IOS e Android);
  4. Apoio na Aprendizagem do Braille;
  5. Treino de Estimulação;
  6. Apoio na Orientação e Mobilidade (OM);
  7. Apoio nas Atividades da Vida Diária (AVD);
  8. Apoio ao domicílio;
  9. Aconselhamento jurídico prestado aos associados e aos beneficiários.
  10. Apoio na configuração e instalação de programas em computadores e telemóveis.

A APEC, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, disponibiliza ainda, como recurso gratuito para a população com deficiência visual, uma Biblioteca Digital (“Digiteca”) com um acervo de cerca de 100000 livros em formato áudio e digital, de modo a promover a leitura e a cultura acessível a todos.

A todas as pessoas com deficiência visual que queiram usufruir destas novas valências, podem contatar os nossos serviços para procederem à respectiva inscrição ou enviar e-mail para comunicacao.apec@apec.org.pt.


Re-inclusão digital ativa

Atualizado em 22/06/2023

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos encontra-se a desenvolver o projeto “Re-inclusão digital ativa”, co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P., no decorrer de 2023. Partindo da experiência da Associação e do levantamento de necessidades que tem vindo a realizar, tem sido possível constatar que as pessoas com deficiência visual apresentam uma tendência para o isolamento, e, muitas vezes, desmotivação, falta de autoestima e/ou dependência que lhes traz uma maior dificuldade em aceder aos serviços que normalmente são prestados pelas entidades.

Assim, a resposta apresentada pretende ir ao encontro das reais necessidades dessas pessoas, levando os serviços até aos seus domicílios e devolvendo-lhes as ferramentas necessárias para desempenharem um papel ativo na sociedade.

Esta iniciativa permite criar uma estrutura itinerante de resposta para pessoas com deficiência visual (DV), que estão em situação de inatividade e isolamento físico e social e que terão ganhos se (1) Re-Ativarmos as suas competências nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o consequente acesso à leitura, cultura, educação e atividades de grupo a partir do domicílio. A par desta Re-Ativação de competências, pretendemos (2) prestar apoio psicológico para promover o bem-estar emocional destas pessoas, garantindo o equilíbrio da sua saúde mental, bem como, (3) melhorar as suas capacidades de mobilidade e autonomia no domicílio através do apoio de orientação e mobilidade e atividades da vida diária.

Principais atividades a desenvolver:


Logotipo do Instituto Nacional de Reabilitação


Ser Solidário dá Visão

Atualizado em 25/05/2023

Sabia que, agora já é possível fazer um donativo a favor da APEC através do serviço Ser Solidário da SIBS, disponível em toda a rede multibanco ou na aplicação MB WAY:

MB WAY
- Aceda ao Ser Solidário e selecione a APEC
- Em alternativa pode enviar o valor do seu donativo para o nº 933 575 956
Multibanco
- Basta selecionar Transferências e Débitos Diretos > Ser Solidário > APEC (indicando o valor do donativo)
Transferência Bancária
- IBAN PT50 0036 0039 9910 0302 452 08 do Montepio Geral

Ser Solidário
Dá Visão


Nova imagem da APEC

Atualizado em 19/04/2023

Descrição do novo logótipo da APEC: Um livro aberto com contorno laranja, com a página da esquerda vazia e na página da direita a data 1888 a roxo. Por baixo desse livro, a sigla APEC, em letras capitais a roxo e em Braille laranja. Por baixo: Associação Promotora do Ensino dos Cegos a roxo

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos em 2023 assinalou 135 anos na defesa dos direitos e interesses das pessoas com deficiência visual. E, assume pela ocasião deste importante marco, uma nova imagem mais moderna e inovadora, onde mantém a sua tradição centenária de plena inclusão da pessoa cega e de baixa visão.

A renovação do logótipo não teria sido possível sem o apoio da Agência de Comunicação Creative Minds, à qual agradecemos o profissionalismo, empenho e dedicação na realização do mesmo.

O novo logótipo APEC tem as cores roxo e laranja, bastante contrastantes e nele está contida a história da associação através de um livro aberto, que representa o ensino e todos os anos de experiência na defesa das pessoas com deficiência visual, uma vez que fomos em Portugal uma das primeiras escolas de ensino de alunos cegos.

Num momento de transição entre a experiência do passado e as intenções em relação ao futuro, continuamos a trabalhar diariamente para promover a plena inclusão das pessoas com deficiência visual, bem como a sua participação ativa e a igualdade de oportunidades, na construção de uma sociedade mais inclusiva.

E, assim nos assumimos com uma nova visão para o futuro!


Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Março de 2023

Atualizado em 10/03/2023

Leia a Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Março de 2023. A documentação em apreciação está nesta página, onde poderá encontrar mais detalhes relacionados à documentação mencionada na convocatória.


Exposição A Gestação do Ser Humano

Atualizado em 07/03/2023

Exposição A Gestação do Ser Humano

A Associação Promotora do Ensino dos Cegos irá comemorar o seu 135º aniversário no próximo domingo, dia 12 de março de 2023, nas suas instalações, sito na Rua Francisco Metrass, 95, em Lisboa e, temos a honra de o convidar a visitar a Exposição sobre “A gestação do Ser Humano” em parceria com a Escola de Enfermagem (Lisboa) do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa (ICS-UCP) e a Faculdade de Medicina da UCP entre as 10h e as 12h.

Este evento conta com a participação de alunos de enfermagem e medicina, que irão estar presentes para explicarem e apresentarem as diversas fases de gestação do Ser Humano. Nesta exposição as pessoas com deficiência visual poderão tatear o embrião em tamanho real e o feto que estarão expostos na Biblioteca da associação.

A entrada é livre!