Projetos e Parcerias

 

 

Projetos

Projeto Digiteca

Com o apoio da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa e do BPI, a Associação Promotora do Ensino dos Cegos conseguiu implementar a sua Biblioteca Digital para a população com deficiência visual. A biblioteca digital ("Digiteca") é um recurso gratuito e disponível para qualquer pessoa com deficiência visual, necessitando apenas de ter o atestado médico de incapacidade multiuso, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%.

Aceder à Digiteca

Projecto Re-Inclusão Digital Ativa

No decorrer de 2023 foi executado o projeto Re-Inclusão Digital Ativa cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P. Esta iniciativa permitiu criar uma estrutura itinerante de formação para dar resposta às pessoas com deficiência visual, que estavam em situação de inatividade e isolamento físico e social e que tiveram ganhos na reativação das suas competências nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o consequente acesso à leitura, cultura, educação e atividades de grupo a partir do domicílio. A par desta reativação de competências, prestou-se apoio psicológico de forma a promover o bem-estar emocional destas pessoas, garantindo o equilíbrio da sua saúde mental, e foram melhoradas as suas capacidades de mobilidade e autonomia no domicílio através do apoio de orientação e mobilidade. Este projeto teve um custo total de 19.692,50€ e com o apoio do Programa de Financiamento a Projetos do INR, I.P, no valor de 13.778,41€, foi possível alcançar 71 beneficiários (21 homens e 50 mulheres), dos quais 27 tiveram Orientação e Mobilidade, 15 Apoio Psicológico e 42 Tecnologias de Informação e Comunicação.

Projeto Reeducar para Reabilitar

Decorrido entre 2019 e 2021 em parceria com a Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, teve como objetivo sinalizar e apoiar o mais precoce possível adultos com diabetes e com diagnóstico de baixa-visão e/ou perda de visão, para evitar a progressão do aumento da perda funcional e o risco de aquisição de problemas adicionais por falta de cuidados de saúde e de integração social, cuja consequência são o isolamento no contexto habitacional e a dependência de terceiros para a realização de tarefas diárias.

Projeto MOV’IN

Em parceria com o Ginásio Clube Português, este programa, promovido e financiado pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), pretende abranger todas as pessoas com deficiência da cidade de Lisboa, através da realização de atividade física com o acompanhamento técnico especializado e de forma gratuita. A Associação tem aqui um papel interventivo na divulgação e inscrição dos seus associados e beneficiários na prática desportiva.

Projeto “Inclusão Social para a Maior Qualidade de Vida da Pessoa com Deficiência Visual” – EDP

Este projeto decorreu entre outubro de 2017 e janeiro de 2019 cujo resultado se traduziu no financiamento de todo o equipamento para implementação de uma sala de informática e de uma sala de estimulação sensorial (Sala Snozelen) de forma a prevenir e diminuir a exclusão social de pessoas com deficiência visual.

Parceiros

Página inicial da Santa Casa da Mesericórdia de Lisboa Página inicial da Fundação-Lar de Cegos de Nossa Senhora da Saúde Página inicial da Biblioteca Nacional de Portugal Página inicial do Ginásio Clube Português Página inicial do Instituto Nacional para a Reabilitação Página inicial da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal

Voltar ao ecran anterior...