A Associação Promotora do Ensino dos Cegos orgulha-se de apresentar a sua primeira Biblioteca Digital para pessoas com deficiência visual. A biblioteca digital ("Digiteca") é um recurso gratuito e disponível para qualquer pessoa com deficiência visual, necessitando apenas de ter o atestado médico de incapacidade multiuso, com um grau de incapacidade igual ou superior a 60%.
Aqui, poderá encontrar 83828 títulos (e a crescer) a que poderá aceder mediante um registo na Associação. O registo pode ser efectuado presencialmente (ver a página de contactos) ou através do formulário de registo, colocando o seu nome, email, escolher uma password e fazer o upload do atestado médico de incapacidade multiuso (em pdf). Se optar por esta opção, depois de registar-se receberá um email de confirmação.
Caso já seja um utilizador registado, pode fazer login aqui. Lembramos que as opções de novo registo/login estão sempre presentes no menu do canto superior direito da página.
Após o registo poderá consultar o catálogo online da Digiteca ou fazer o download do mesmo. Todos os livros se encontram em formatos editáveis (txt, doc, docx e rtf) de forma a permitir a sua leitura com programas sintetizadores de voz/leitores de ecrã. Escolhendo o título que deseja pode requisitar o mesmo, sendo-lhe enviado um e-mail com o ficheiro. Por dia um utilizador pode requisitar e efetuar o download de 5 livros no máximo. Na eventualidade de possuir um livro que deseja ler em formato digital pode solicitar a sua digitalização pelos serviços da Associação, tendo apenas de disponibilizar o mesmo para o efeito.
Caso não pretenda efetuar o registo na Digiteca poderá visualizar o catálogo disponível, mas ficará impedido de selecionar e requisitar livros. Poderá entrar em contacto com a Associação indicando o título que deseja, considerando que este apenas será disponibilizado a pessoas com deficiência visual (comprovada).
O Regulamento de funcionamento da Digiteca está disponível neste link.
Gostariamos ainda de deixar uma palavra de agradecimento a todos os amigos e instituições patricionadoras, nomeadamente à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e ao BPI - Banco Português de Investimento, cujo apoio foi fundamental para ajudar a desenvolver um projecto desta dimensão.