Notícias


Janeiro 2018


A importância da informação ser acessível a todos e todas, levou a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, em jeito de celebração do Dia Mundial do Braille, que é assinalado ao dia 04 de Janeiro, a elaborar, com o apoio do Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), um folheto de divulgação da OED - Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência.

Com este folheto de divulgação salientamos, por um lado, a importância do sistema oficial de escrita e leitura para as pessoas com deficiência visual (Braille) e por outro, o mérito na procura de apoio, junto das respostas que facilitam a integração em mercado de trabalho. É o caso da OED, que acredita, como nós, que as potencialidades de cada indivíduo podem fazer a diferença no desempenho das variadas actividades profissionais.


Ler legenda abaixo.
Imagem 1 – Imagem de interior, na entrada e receção da OED (Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência), com janela de rés-chão com cortina persiana vertical branca aberta, com vista para o passeio e para carros estacionados na rua, com cadeirão preto à esquerda e à direita e mesa de apoio preta quadrada ao centro. Por cima da mesa de apoio estão vários conjuntos de folhetos de divulgação da OED, uns brancos e em Braille (elaborados pela nossa associação e já entregues à OED) e outros em tons de verde-claro.
Ler legenda abaixo.
Imagem 2 – Imagem de interior, com tampo preto de mesa com vários conjuntos de folhetos de divulgação da OED em cima, à direita estão folhetos em tamanho A5, em Braille, virados com a parte da frente para cima, onde se vê um cabeçalho com os logótipos da OED e dos parceiros que fazem parte deste acordo de cooperação, ou seja, os logótipos da Fundação Liga, do Instituto de Emprego e Formação Profissional e da Câmara Municipal de Lisboa, do lado esquerdo há mais folhetos iguais A5, em Braille, mas virados com a parte de trás para cima, onde se vê um cabeçalho onde diz “Elaborado por Associação Promotora do Ensino dos Cegos” com o logótipos da nossa associação, do INR com a frase “Projecto cofinanciado pelo Programa de Financiamento a Projectos pelo INR, I.P.” e da Fundação EDP, Programa EDP Solidária – Inclusão Social 2017, com a frase “com o apoio”. Ao centro, estão folhetos da OED com a capa em tons de verde-claro, com a foto de um senhor sentado a uma secretária em cadeira de rodas, onde se lê em letras brancas “25 anos: 1990 – 2015” e em letras verdes “a criar oportunidades de emprego”, mais atrás na mesa, do lado esquerdo, está um conjunto de folhetos mais pequenos, com formato quadrado e com as pontas redondas, com a capa de cor verde clara e com a frase “Há lugar para a diferença” em letras brancas e o logótipo da OED por baixo. Ao lado destes, há mais um conjunto de folhetos A5, brancos, em Braille, com a capa virada para cima, mas com o cabeçalho de cabeça para baixo.

Conteúdo do folheto em Braille: A OED - Operação de Emprego para Pessoas com Deficiência, criada em 1990, resulta de um acordo de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a atual Fundação LIGA.

O que é? É um serviço que apoia a integração em mercado de trabalho, de pessoas com deficiência, residentes na cidade de Lisboa. Uma experiente equipa avalia, orienta e acompanha candidatos com deficiência, com o objetivo de integrar a pessoa certa na função mais adequada às suas competências.

O que fazemos? Integramos pessoas com deficiência no mercado de trabalho, acompanhamos a sua integração e evolução nas empresas e informamos as empresas sobre as capacidades profissionais dos nossos candidatos.

Como? Avaliamos as competências e interesses de cada candidato e integramo-lo na função que mais se adequa às suas capacidades, introduzindo adaptações no posto de trabalho, quando necessário.

Porquê a OED? Porque nos preocupamos com a sua integração em mercado de trabalho e acreditamos que as suas potencialidades podem fazer a diferença. Inscreva-se em www.oed.com.pt

Contactos OED: Rua Freitas Gazul, Lote 34, Loja 1 / 213932520 / geral@oed.com.pt

Logotipo do INR

Projeto co-financiado pelo Programa de Financiamento a Projetos pelo INR, I.P.

projeto cofinanciado pela Fundação EDP, através do programa EDP Solidária – Inclusão Social 2017.

Destaque - Dezembro 2017


A Associação Promotora do Ensino dos Cegos, no âmbito das actividades do projeto cofinanciado pela Fundação EDP (através do programa EDP Solidária – Inclusão Social 2017), levou a cabo, um evento, tendo em vista a inclusão e a valorização das parcerias.

No dia 16 de Dezembro, convidámos a recém-criada Associação Bengala Mágica - Associação de pais, amigos e familiares de crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão, para a realização de um Encontro de Natal, dinamizado por nós, nas nossas instalações.

A primeira actividade contou com o apoio da Dra. Eduarda Pires da Associação Mão Guia, que trouxe um cão de assistência emocional e de forma lúdica e orientada, apresentou a “Molly”, tendo o conhecimento do animal, através dos sentidos do olfacto, tacto e audição, causado grande entusiasmo nos presentes.

Tivemos também a história “O menino e a Cerejeira, contada pela Educadora Cristina Cartaxo. Como forma de enriquecimento da história, através da experiência dos sentidos, surgiram sons, música, frio, quente, vento, palhas para “proteger os troncos de cerejeira” e pétalas de cerejeira, entre outros.

Para além do maravilhoso convívio e lanche trazido pelos pais e familiares, tivemos ainda uma divertida atividade de colagem, para realização de um enfeite de Natal, entre pais e filhos, que puderam levar o enfeite para casa.

Foi um gosto e um privilégio termos concretizado esta actividade juntos para materializar o espírito natalício. Bem-haja aos participantes e votos de muita Saúde, Amor e Sucesso para todos e todas em 2018!


Ler legenda abaixo.
Legenda 1 - Pais, amigos e familiares e crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão sentados em roda, no chão do auditório, em tapete, a ouvir mãe ler livro, com cão de assistência emocional presente.
Ler legenda abaixo.
Legenda 2 - Contadora da história O Menino e a Cerejeira a passar caixa com sal grosso, para experiência ao tacto, a simbolizar o frio e a neve no inverno e vento de leque a ser abanado.
Ler legenda abaixo.
Legenda 3 - Grupo de pais, amigos e familiares e crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão sentados em roda, no chão do auditório, em tapete, a escutar a Contadora de histórias a contar O Menino e a Cerejeira.
Ler legenda abaixo.
Legenda 4 - Estrela de cinco pontas de cartão e com um guizo numa das pontas, a ser enfeitada com algodão por mãe e filha.
projeto cofinanciado pela Fundação EDP, através do programa EDP Solidária – Inclusão Social 2017.

[25/11/2017] Documentos adicionais para a Assembleia Geral de 29 de Novembro de 2017


Na página de documentos, foi adicionado o Parecer do Conselho Fiscal.


[06/11/2017] Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Novembro de 2017


Leia a Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Novembro de 2017. A documentação em apreciação está nesta página, onde poderá encontrar mais detalhes relacionados à documentação mencionada na convocatória.


[09/03/2017] Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Março de 2017


Leia a Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Março de 2017. A documentação em apreciação está nesta página, onde poderá encontrar mais detalhes relacionados à documentação mencionada na convocatória.


[28/11/2016] Documentos adicionais para a Assembleia Geral de 29 de Novembro de 2016


Na página de documentos, foi adicionada a Acta 83 da última Assembleia e adicionado o Parecer do Conselho Fiscal.


[10/11/2016] Convocatória para a Assembleia Geral de 29 de Novembro de 2016


Leia a Convocatória para a Assembleia Geral Ordinária de 29 de Novembro de 2016. A documentação em apreciação está nesta página, onde poderá encontrar mais detalhes relacionados à documentação mencionada na convocatória, incluindo a Memória Descritiva para o Orçamento de 2017 e o Plano de Atividades.


[11/10/2016] Convocatória para a Assembleia Geral Extraordinária da Associação Promotora do Ensino dos Cegos de 28 de Outubro de 2016


Leia a Convocatória para a Assembleia Geral Extraordinária de 28 de Outubro de 2016. A documentação em apreciação está nesta página, onde poderá encontrar mais detalhes relacionados à documentação mencionada na convocatória.


[29/08/2016] Convocatória para a Assembleia Geral Extraordinária da Associação Promotora do Ensino dos Cegos de 09 de Setembro de 2016


Leia a Convocatória para a Assembleia Geral Extraordinária de 09 de Setembro de 2016. A documentação em apreciação está nesta página.


[22/05/2016] Digiteca da Associação Promotora do Ensino dos Cegos


A biblioteca digital da Associação Promotora do Ensino dos Cegos está online! Pode registar-se e pesquisá-la no seguinte link


[13/03/2016] Convocatória para a Assembleia Geral da Associação Promotora do Ensino dos Cegos de 30 de Março de 2016


Leia a Convocatória para a Assembleia Geral de 30 de Março de 2016. A documentação em apreciação está nesta página.